História
Era um ninja poderoso e respeitado em Konoha, sua força se equiparava a dos "Lendários Sannins de Konoha", ele caiu em desgraça após falhar em uma missão vital à Konoha, onde teve que optar entre completar sua missão ou salvar a vida de seus companheiros, ele escolheu a vida de seus amigos o que causou grandes perdas a vila. Foi culpado por todos, inclusive pelos companheiros que salvou, entrando numa depressão que terminou no suicídio , o que tornou seu filho, Kakashi, um ser triste e melancólico e um seguidor obcecado do Código Ninja, deixando de lado até mesmo seus companheiros.
Durante a invasão de Pein e Konan à Konoha, um dos corpos de Pein é confrontado por Hatake Kakashi, e uma luta começa entre eles, logo Kakashi recebe apoio de Akimichi Chouza, Akimichi Chouji e outros shinobis e Pein Círculo de Deus trás para a luta outro de seus corpos (Pein Círculo dos Demônios), todos são derrotados apenas Kakashi, Chouji e um dos corpos de Pein Círculo de Deus restam, Pein atira um prego com a mesma força de uma bala em Kakashi, mas ele utiliza o Mangekyou Sharingan e se salva sem que Pein perceba. Assim que Pein se afasta Kakashi ordena a Chouji que vá até a Godaime Hokage e reporte as informações que conseguiram sobre o Pein Círculo de Deus e Pein Círculo dos Demônios, mas Chouji hesita pelo seu pai que está aparentemente morto e de repente o corpo que haviam derrotado se mostra “vivo” e ataca Chouji com um míssil teleguiado, Kakashi quase sem chakra sabe que se usar novamente o Mangekyou Sharingan morrerá, mas opta usa-lo para salvar Chouji, e assim é o fim do "Copy Ninja”. Do outro lado da vida, na mente de Kakashi ele revê seus companheiros, seu Sensei Namikaze Minato e seu pai. Kakashi inicia um conversa com Sakumo e no final quando Nagato ressuscita os mortos durante a invasão e prestes a voltar à vida, Kakashi diz que seu pai fez o melhor que pode, disse que entende que ele quebrou as regras pelo bem de todos, e que se orgulha dele. Sakumo fica feliz ao ouvir Kakashi dizer isso, agradece e diz que agora poderá ir para junto de sua esposa.
Era um ninja de grande poder, possuía uma tantō (katana pequena), ganhou o título de héroi de guerra pelo seus grandes feitos. Era tão poderoso e formidável que seu nome como "Canino Branco de Konoha" se equiparava ao dos "Lendários Sannins de Konoha".