Jutsus
Jutsu é a mística arte que um ninja usa na batalha. Para usar um jutsu um ninja precisa usar o chakra. Chakra vem de dois lugares: da energia do corpo nos trilhões de células e da energia espiritual e mental adquirida por meio de exercícios e experiência. Para fazer um jutsu, o ninja vai precisar usar duas energias. Fazendo um selo de mão o ninja consegue manifestar o jutsu desejado. Por causa do extensivo número de selos de mão e as diferentes combinações existem centenas de jutsus para serem usados. Baseado em qual jutsu o ninja usa, o tipo e a quantidade de chakra será diferente assim como o elemento que é usado.
Os jutsus se dividem em três tipos:
* Ninjutsu: É a técnica ninja mais utilizada. Baseia-se no uso de selamento com as mãos e chakra convertido em elementos, ou algo que se possa usar como um "poder ou habilidade" especial.
* Taijutsu: combate corpo-a-corpo.
* Genjutsu: Tecnica de Hipnose e Ilusionismo.
Também existem alguns jutsus especiais, os passados por meio de sangue, chamados de Kekkei Genkai, sendo um dos exemplos o Doujutsu. Ainda existem os Hijutsus, Fuuinjutsus, Senjutsus e Kinjutsus (jutsus proibidos).
Akatsuki
Akatsuki (em japonês: 暁, Aurora ou Alvorecer ?) é uma organização criminosa fictícia do AnimeMangá Naruto. Foi apresentada durante a primeira parte da série (Naruto), mas os seus membros foram sendo divulgados e ganharam importância como os principais antagonistas da série durante a segunda parte (Naruto: Shippuuden). Essa organização originalmente é composta por dez Shinobis (Ninjas) exilados de suas vilas, Nukenins.
* Em um dos esconderijos da Akatsuki, onde o Ichibi no Shukaku foi removido de seu hospedeiro, Sabaku no Gaara, é mostrado uma grande estátua, onde cada dedo da mão da mesma representa o lugar em que cada anel estava anteriormente.
Mídias
Mangá
Naruto foi lançado na revista da Shueisha Weekly Shonen Jump em 1999.[20] Os primeiros 238 capítulos são conhecidos como "Parte 1", e constituem a primeira parte da história de Naruto. Os capítulos 239 a 244 são uma série gaiden focalizando o histórico do personagem Hatake Kakashi. Todos os capítulos subsequentes pertencem a "Parte 2", que continua a história, se passando três anos depois.
A adaptação para inglês do mangá Naruto é licenciado pela Viz e publicado na versão da Viz da revista Shonen Jump. Para compensar a diferença de lançamento entre as versões em japonês e inglês, a Viz anunciou a campanha "Naruto Nation", onde seriam lançados três volumes por mês nos últimos quatro meses de 2007.[21]
Cammie Allen, gerente de produtos da Viz, comentou que "Nosso maior motivo [para acelerar o calendário] é alcançar o calendário de lançamentos do Japão para dar aos nossos leitores uma experiência similar aos dos leitores do Japão"..[21] Uma campanha similar está planejada para 2009, com onze volumes da Parte 2 sendo lançados entre Fevereiro e Abril. Começando com o lançamento do volume 45 em Julho, a Viz vai começar a lançar Naruto quinzenalmente[22]
Até Maio de 2008, 42 tankōbon foram lançados pela Shueisha no Japão, sendo os primeiros 27 pertencendo a "Parte 1", e os outros quinze a "Parte 2". O primeiro tankōbon foi lançado em 3 de Março de 2000[23] e o tankōbon 44 lançado em 4 de Novembro de 2008.[24] Além disso, quatro tankōbon, cada um contendo um animangá baseado em um dos quatro primeiros filmes de Naruto foram lançados pela Shueisha.[25][25][26][27]
Viz já lançou 30 volumes da adaptação em inglês do mangá.[28] Além disso, Viz Media lançou todos os vinte e sete volumes em um "box", assim constituindo toda a "Parte 1" da história de Naruto em 13 de Novembro de 2007.[29]
Anime
Em Naruto há duas sagas: a comum, já completada, com 220 episódios e 9 temporadas e a Shippuuden, com 146 episódios atualmente (ainda em processo).
"Naruto"
Dirigido por Hayate Date e produzido por Studio Pierrot e TV Tokyo, a adaptação para anime de Naruto estreou no Japão na TV Tokyo em 3 de Outubro de 2002 e teve 220 episódios, até a sua conclusão em 8 de Fevereiro de 2007.
Os 135 primeiros episódios foram adaptados dos primeiros 27 volumes do mangá, enquanto os 80 episódios restantes são episódios fillers que utilizam elementos da história que não são vistos no mangá original.
No Brasil, a série começou a ser exibida em 1 de Janeiro de 2007 no canal pago Cartoon Network, em uma edição feita pela licenciadora norte-americana VIZ Media. Na TV aberta, a série passou a ser exibida pelo SBT - em uma terceira edição - em 3 de Julho de 2007. Os DVDs são lançados pela PlayArte com ambas versões - original sem cortes com legendas, e dubladas em um mesmo disco.
O mangá é publicado pela Panini Comics
Em Portugal, a série estreou-se a 16 de Julho de 2008, no canal fechado Sic Radical, na versão original com legendas. A SIC Generalista exibe desde 30 de agosto a versão da norte-americana, porém, com dublagem portuguesa.
Viz licenciou a exibição e a distribuição do anime no mercado da Região 1. A exibição em inglês do anime começou a ser exibida em 10 de Setembro de 2005.[30] Os episódios foram transmitidos no canal Toonami do Cartoon Network, Bionix da YTV e Jetix.
Na exibição americana, referências ao álcool, cultura japonesa, conteúdo sexual, e até sangue e mortes foram as vezes editados, mas foram deixados intactos nas edições de DVD.[31] Outras redes de TV fizeram mais edições além das feitas pelo Cartoon Network, como a edição de Jetix com mais censura a sangue, linguagem, fumo e similares.[32]
A série foi também licenciada pelos sites Hulu e Joost para transmiti-las online em japonês com legendas em inglês.[33][34]
"Naruto: Shippuuden"
Naruto: Shippūden (em japonês: ナルト 疾風伝, Naruto: Shippūden? lit. Naruto: Hurricane Chronicles) é o anime atualmente em exibição, sequência do anime original Naruto, e cobre o mangá Naruto a partir do volume 28.
O anime fez sua estréia no Japão em 15 de Fevereiro de 2007 na TV Tokyo, e nas Filipinas em 28 de Janeiro de 2008 na ABS-CBN. A ABS-CBN foi a primeira rede de TV internacional fora do Japão a transmitir Naruto: Shippūden. ABS-CBN inicialmente transmitiu os primeiros 40 episódios do anime, já que a série ainda está em exibição no Japão.
Desde 8 de Janeiro de 2005 a TV Tokyo começou a transmitir novos episódios via internet diretamente para assinantes. Os vídeos via internet estarão disponíveis dentro de uma hora após a exibição na televisão, e incluem legendas em inglês.[35] Viz também vai começar a passar os episódios via internet com legendas em inglês a partir de 15 de Janeiro de 2009 no seu site oficial da série. Dentre os episódios transmitidos estarão os episódios antigos e também os episódios que estão sendo exibidos no Japão.